Atletas.net Portugal
Atletas.net

António Sousa não se conforma com desclassificação na Maratona de Badajoz

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
(5 votos, média de votação: 4.00 em 5)

António Sousa venceu a Maratona Popular de Badajoz, mas o seu esforço foi inglório, uma vez que duas horas após cortar a meta, foi informado pela organização que seria desclassificado.

Tudo devido ao protesto do segundo classificado, o também português João Serralheiro, que alegou que António Sousa já tinha sido profissional de atletismo, pelo que, e segundo os regulamentos na vizinha Espanha, não poderia participar em maratonas populares, abertas apenas a atletas amadores.

Já esta manhã e em declarações ao Atletas.net, António Sousa explicou melhor a situação: «Terminei a prova e todos me deram os parabéns, inclusive o João Serralheiro e depois quando regresso do hotel para receber os prémios sou informado que não iria receber o prémio devido a um protesto de um atleta português» - e acrescenta: «Cheguei a pensar que fosse uma brincadeira para os apanhados, pois nunca tal coisa me aconteceu».

António Sousa reafirma que de facto já representou a selecção portuguesa, mas nega que alguma vez tenha sido profissional do atletismo, pelo que não entende o sucedido: «Neste momento, o que sei é que a organização decidiu cancelar a entrega do primeiro lugar pois ia-se informar juntos das federações portuguesa e espanhola sobre a minha situação, pelo que nem coloco sequer a hipótese de não receber o prémio que me é devido por direito próprio». No entanto e se tal vier a acontecer, António Sousa é claro: «Irei levar o caso até às últimas consequências, nem que para isso tenha de recorrer ao Tribunal Europeu». 

A notícia apanhou desprevenido António Sousa, que reagiu sob a forma de um comunicado enviado às redacções, que a seguir transcrevemos na íntegra, onde mostra a sua total discordância em relação à decisão tomada.

SERÁ?

Nasci à praticamente 39 anos (26.02.1970) em Canha, Portugal. Estou ligado ao atletismo, como praticante, treinador, organizador de eventos, etc...há mais de 25 anos.

Como praticante já corri mundo, ou seja, em todos os continentes, em competições de todos os níveis técnicos e organizativos, desde a simples prova rudimentar de bairro (fundamentais na dinamização, divulgação e angariação de novos praticantes) até ao Campeonato do Mundo, já estive no topo do ranking nacional (maratona), já fui Campeão Nacional e até ainda sou recordista nacional (25000m e 30000m), ajudei a organizar (inclusive em algumas fazendo o regulamento) algumas das principais competições de estrada que se organizam no nosso país (Meia-maratona de Lisboa, Maratona de Lisboa, São Silvestre de Lisboa, etc...), já fui até treinador de atletas olímpicos e foi preciso atravessar a fronteira e ir a Badajoz, participar na maratona local, no dia 1 de Fevereiro de 2009, para descobrir que uma das coisas que mais me orgulho de ter conseguido enquanto praticante “apaixonado” por esta modalidade, que em todo o mundo por onde corri sempre me valorizou, para os “nuestros hermanos” é um crime.

Sensivelmente  duas horas depois de ter sido o primeiro participante a cumprir os 42,195km, com o discreto tempo de 2h27’24, fui informado pelo director da prova que iria ser desclassificado porque tinha cometido o crime de ter representado a selecção de Portugal na maratona!!!! E que segundo o regulamento da IAAF em vigor, a organização permitia, a titulo excepcional, a participação de atletas portugueses, apenas porque eramos fronteiriços, mas nunca aqueles que já tivessem tido a pouca vergonha de representar o seu país a nivel internacional.

Eu que profissionalmente sou professor de Educação Física em exercicio numa escola publica, que sempre utilizei nos mais variadissimos foruns, inclusive junto dos meus alunos, sempre muitos “futeboleiros” e pouco dados a estas coisas do atletismo, o argumento de que o atletismo era a única modalidade desportiva em que qualquer praticante, independente do seu nível técnico, poderia estar lado a lado a competir com os melhores do mundo (como acontece nas principais corridas de estrada de todo o mundo), descobri ao fim de todos estes anos que afinal não é verdade, pelo menos não na maratona de Badajoz, onde o Haile, o Tergat e até o António Sousa não podem competir com o João Serralheiro, a Lucinda Moreiras e tantos outros, porque, imagine-se, já foram escolhidos pelos responsaveis das respectivas federações para representarem os seus paises.

Será que a IAAF sabe?
Será que a EAA sabe?
Será que a Federação Espanhola de Atletismo sabe?
Será que as Federações dos outros países sabem?
Será que a Federação Portuguesa de Atletismo sabe?
Será que o governo de Portugal sabe?
Será que o governo de Espanha sabe?
Será que a Comunidade Europeia sabe?
Será que os varios regulamentos e constituições destas entidades o permitem?
Ou será tudo isto apenas uma situação criada para algum programa de “apanhados” e eu sou tão distraido que não percebi?

O incredulo e virtual vencedor, desculpem, primeiro a chegar à meta, da 17ª Maratona Popular Ciudad de Badajoz.

P.S. Só por curiosidade, a situação foi despoletada por um protesto do segundo classificado, imaginem qual a sua nacionalidade? Exato!!! Português, que demorou mais tres “escassos” minutos que eu a fazer a prova e que por acaso estavamos hospedados no mesmo hotel, e tinha estado a conversar comigo na noite anterior à prova e antes da partida e inclusive me desejou boa sorte...e eu a pensar que era na prova!!!

 
O Atletas.net está a tentar ouvir João Serralheiro e a organização da Maratona Popular de Badajoz sobre o sucedido.
 

Comentários (11)

Subscrever RSS
...
0
Se ser profissional é ter representado a selecção então esse tal "Serralheiro" não deveria ser desclassificado.....

Força Sousa, um abraço
João Pereira , 02 Fevereiro 2009
...
0
boa noite ser profissional de atletismo e nao fazer nada neste caso o atleta-antonio sousa como professor educaçao fisica nao e,por isso e um grande vencedor que correu pela seleçao nacional de atletismo tal como o joao serralheiro correu pela seleçao nacional,de .montanha de portugal deus, nao dorme que faça justiça.
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar , 02 Fevereiro 2009
...
0
Eu nem me devia dar ao trabalho de comentar mas para que saiba águia benfikista (por favor não use o nome do glorioso porque para nos deixar tristes já chegam os resultados do futebol, seria muito mais honesto se usasse o seu nome, mas eu até acho que sei porque se está a acobardar atrás desse pseudonimo ), eu nunca enviei nada para a organização, nunca tive nenhum contacto com a organização até ao dia da prova, foi um amigo espanhol que me inscreveu e penso que na inscrição deu o meu tempo real que é 2h13'00. No regulamento oficial da prova (http://www.aytobadajoz.es/es/fmd/especiales/especial/2250/xvii-maratn-popular-ciudad-de-badajoz--01-02-2009/pagina/2505/reglamento) não existe nada que me possa desclassificar e remete para o regulamento da IAAF nos casos omissos, e no regulamento da IAAF tambem não existe nenhuma norma absurda que diga que um atleta internacional pelo seu país possa ser desclassificado por essa razão.

AQUI ESTÁ A CLASSIFICAÇÃO OFICIAL PUBLICADA NO SITE DA ORGANIZAÇÃO:
http://www.aytobadajoz.es/files/archivos/fmd/2009_02/clasificacion_general.pdf

A sua noção de honestidade está naturalmente de acordo com o seu caracter.

bons treinos e melhores provas

ANTÓNIO SOUSA , 02 Fevereiro 2009
...
0
o senhor antónio sousa deveria ser honesto e nao escrever estas barbaridades porque kem vai por bem, nao envia para a organizaçao da prova tempos inferiores aos ke possui para tentar esconder a situação, pois ele TINHA CONHECIMENTO DO REGULAMENTO. correcto ou nao, o regulamento é para cumprir. vergonha seria para os portugueses se fosse a organizaçao a descobrir tal.

ainda bem k ha pessoas honestas ke lutam para k os regulamentos sejam cumpridos

(força João Serralheiro !!)
águia benfikista , 02 Fevereiro 2009
...
0
Esta situação é caricata... Mas se existe um regulamento o mesmo deve ser respeitado. Um dos nossos problemas em Portugal é as pessoas que fazem e assinam os regulamentos não os cumprirem e fazer da "maneira" que dá mais jeito. Ou por clubismo, ou por amizade, ou por votos... Se o regulamento da prova espanhola é esse não concordo, mas devemos respeitar. Parece o Sr. que é funcionário das Finanças por exemplo "não concorda, mas tem de o cumprir o que diz a lei".
Se em Portugal se cumprisse os regulamentos de certeza que haveria muito mais respeito uns pelos outros e civismo que quem perde é esta modalidade que tem mais disciplinas que todas as outras e é a prova rainha dos Jogos Olimpicos.

Amadeu , 02 Fevereiro 2009
...
0
sim é verdade os regulamentos para que servem? se a situaçao fosse o contrario certamente que acontecia o mesmo, mas enfim o "portugues" é isso mesmo o desrespeito pelas normas e deitam-se á sorte!!! quem vai correr a espanha sabe bem ao que vai, e neste caso o Antonio sabia ao que ia, injusto ou não é assim as regras.
atento , 02 Fevereiro 2009
...
0
os regulamentos existem para que??
Para serem cumprido, no caso, por quem vai participar, seja um disparate ou não são as regras do jogo.
O eterno problema no não cumprimento dos regulamentos das provas de atletismo é haver artistas que tentam sempre dar a volta a este tipo de situações
e quando uma pessoa se sente lesada tem todo o direito de se defender, está isso no regulamento,se fosse ao contrario tenho a certeza que isto tambem iria acontecer
XPTO , 02 Fevereiro 2009
...
0
Este é um disparate de todo o tamanho, que, a confirmar-se, resultará numa grande injustiça para o António Sousa e, sobretudo, num atentado ao espírito desportivo.
Não se compreende que haja um regulamento desse tipo, nem em Espanha nem em nenhum país que se dê ao respeito. Afinal, o que é um profissional? É quem representa uma selecção? Então, qual seria a natureza da competição olímpica?
Quanto ao comportamento do 2º classificado, é mais um sinal da pequenez e miserabilismo de muita gente neste país.
RND , 02 Fevereiro 2009
...
joao
sousa tens toda a razão.não desitas
joao , 02 Fevereiro 2009
...
castro
António sousa tens toda a razão....Força és um exemplo de dedicação.
castro , 02 Fevereiro 2009
...
0
Não é a primeira situação do género e os portugueses quando vão a esse tipo de provas a Espanha já sabem ao que vão.... E por isso, ir lá é um risco e só vai quem quer.

O 2º classificado apenas se limitou a zelar pelos seus interesses, e muito bem, e a fazer cumprir os regulamentos.

Mal ou bem, são os regulamentos das provas populares em Espanha.
eric , 02 Fevereiro 2009

Escreva o seu comentário

janela menor | janela maior
security image
Escreva os caracteres mostrados

busy
 
Faixa publicitária

Actualidade - Últimos comentários

Timor organiza Maratona Dili - Cidade da Paz
Eu estive em timor no ano de 2003 estive em missão des nacões unidas disse um dia que havia de regresar estou aqui haver nma boa oportunidade para voltar ao pais do sol nascente.
Marisa Barros foi 2.ª em Osaka
Quero dar os parabens a Marisa Barros. É uma grande atleta, que vai fazer história no atletismo nacional. Continua assim.....e felecidades bjs
Fernando Ribeiro vence na neve
pois:claro que não tinha 10km,mas é sempre uma boa marca,éla continua em boa forma ,e é bom que continue a correr para dar mais incentivo ás novas ,pois cada vez são menos mulheres a correr.bons treinos a todos.www.amaranterunningteam.pt.vu
Marisa Barros: «Estou melhor que nunca»
Já está =) Segunda e com recorde pessoal!
História de uma fotografia
Poxa... postais autênticos

Dorsais

Dorsais em polyart, resistentes e impermeáveis, a preços competitivos Veja aqui

RSS

Subscreva o Atletas.net em RSS. Tudo no seu computador à distância de um clique

Twitter

Siga o Atletas.net no Twitter. Saiba como clicando aqui